Sítio Baixadão
Sítio Baixadão, pertencente ao produtor Helisson Afonso da Silva, filho do campeão do COE Natural de 2015, Sebastião Afonso da Silva .
Com 11 hectares de plantação de café, altitude média 1350 metros, possui as seguintes variedade o Catuaí Amarelo e Vermelho, Acaiá e Borbom Amarelo.
Juntos, eles gerenciam um grupo de propriedades na cidade de Cristina e Olímpio Noronha, localizadas na região de Denominação de Origem Mantiqueira de Minas, que, através de uma combinação de solo, clima e elevação, juntamente com a tradição do cultivo do café, é reconhecida como uma das regiões mais premiadas no Brasil.
A família parou de cultivar arroz para trabalhar na produção de café, há quase 30 anos, e agora está colhendo os frutos de seu trabalho dedicado e meticuloso.
Os cafés da família Afonso são reconhecidos mundialmente por sua complexidade e características únicas.
Helisson tem aprendido tudo com seu pai e hoje é apaixonado pelo universo do café. Outro fator importante é o respeito pela natureza; a família tem uma produção sustentável de café, preservando a flora e a fauna em suas propriedades.
A colheita é feita seletivamente à mão, os grãos são colhidos e levados para o centro de processamento. A secagem é feita em pátios sob o sol e, caso necessário, é terminada em secadores que garantem uma seca homogênea, preservando a qualidade. O café é finalmente armazenado no armazém da COCARIVE, que tem uma área de comercialização com um departamento totalmente dedicado a esses cafés de alta qualidade. Garantindo que o produtor seja remunerado e reconhecido da forma mais adequada, promovendo assim o desenvolvimento socioeconômico do próprio e da região.
INFORMAÇÕES SOBRE O LOTE
Processo
Variedade
Talhão
Altitude
Pontuação
Safra
Natural
Catuaí Amarelo
Talhão C3
1.320 metros
87″
2023/24